Um dos destaques foi a busca ativa pelos segurados - inclusive em áreas indígenas - para atualizar dados do Censo Previdenciário 2021, durante a pandemia.
O Amapá conquistou um reconhecimento até então inédito para o estado: o 1º lugar no Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária. Um dos pontos que proporcionou a conquista foi a estratégia da Amapá Previdência (Amprev) de ir até as casas dos segurados - inclusive em áreas indígenas - para atualizar dados do Censo Previdenciário 2021.
O Prêmio está na quarta edição e é organizado pela Associação Nacional de Entidades Previdenciárias de Estados e Municípios (Aneprem). O resultado foi publicado em 17 de junho, no site oficial da entidade, reconhecida pela valorização das boas práticas de gestão previdenciária no Brasil.
A Amapá Previdência (Amprev) concorreu à premiação na categoria Segurados, apresentando o Programa Previdência Sem Fronteiras.
O destaque foi a estratégia de Busca Ativa do Censo Previdenciário 2021. Em plena pandemia, as equipes da Amprev foram até as casas dos segurados que não realizaram sua prova de vida e atualização cadastral dentro do prazo estabelecido. Até então, este processo era realizado apenas de forma virtual.
Para alcançar esses beneficiários, um mapeamento a identificou 518 pessoas que não haviam feito a atualização cadastral, inclusive 16 indígenas da etnia Wajãpi, que residem em uma área remota no município de Pedra Branca do Amapari, a cerca de 310 km da capital, Macapá.

Transformação
A Busca Ativa foi parte da transformação da entidade previdenciária a partir da necessidade de repensar as formas de promover o bem-estar aos seus segurados para minimizar o impacto causado pela pandemia de covid-19.
Segundo o diretor-presidente da Amprev, Rubens Souza, a situação de calamidade sanitária foi determinante para que a instituição previdenciária viesse a se reestruturar, promovendo novas formas de aproximação e tratamento com seus segurados.
“Com a busca ativa, a instituição passou a conhecer seus segurados, suas famílias, a realidade em que estão inseridos, buscando ofertar nova forma de relação”, ressalta Souza.
Com a iniciativa, a instituição buscou resgatar os segurados aproximando-os das ações que a Instituição estava desenvolvendo para assegurar o cumprimento legal do recadastramento dos inativos durante o Censo Previdenciário 2021.

ReconhecimentoA visão inovadora foi determinante pelo olhar humanizado que a gestão da Amapá Previdência busca implementar em suas boas práticas. Além de ter conquistado a primeira colocação na categoria segurados, a Amprev foi a instituição previdenciária que mais pontuou em todo o certame, atingindo 65 pontos.
O Amapá é o único Estado da região norte que se fez representado no ranking de classificação.
Confira a divulgação do resultado final
clicando aqui.
Assista o vídeo institucional do Programa Previdência Sem Fronteiras
aqui.O Programa Previdência sem Fronteiras, do Governo do Amapá, conta com apoio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Distrito Sanitário Especial Indígena- Amapá e Norte do Pará (Dsei).