Iniciou na tarde desta sexta-feira, 11, a distribuição de vacinas pediátricas da Pfizer contra a covid-19 para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos. O Governo do Estado recebeu o primeiro lote com 5,5 mil imunizantes na última quinta-feira, 10.
O primeiro município a fazer a retirada das vacinas foi a capital Macapá, que recebeu neste primeiro momento 1.000 doses para vacinar. Santana se prepara também para a retirada de 300 doses, previstas neste primeiro momento. Os demais municípios devem fazer retiradas até a próxima semana.
Inicialmente, a vacinação vai atender crianças de 6 a 11 meses de idade que apresentam comorbidade com laudo médico. Os municípios também começaram a ser capacitados para a aplicação da vacina, que prevê dosagem diferente da aplicada no público adulto e de crianças acima de 5 anos.
“A capacitação é promovida pelo Ministério da Saúde para profissionais vacinadores de todo o país, já tivemos o primeiro encontro e na próxima semana esse trabalho continua com os municípios”, explicou a coordenadora de Imunização do Estado, Angélica Oliveira.
Cada município deverá organizar o atendimento da população. A vacinação deste novo público é prevista em três doses: o intervalo entre as duas primeiras doses deve ser de quatro semanas; já a terceira dose será aplicada após pelo menos oito semanas da segunda.
Ao todo, o Amapá possui um público-alvo de 37.878 crianças aptas a receber o imunizante.