Com a campanha nacional contra a poliomielite prevista para terminar no dia 7 de setembro, o Governo do Amapá adicionou o imunizante na cartela de ofertas à população através do programa Vacina Amapá em Casa. O programa, que visita casa a casa de Macapá e Santana desde junho deste ano, já ofertava vacinas contra a Covid-19, Sarampo e Influenza.
A medida tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal do estado, que está em 31,73%, sendo Macapá e Santana os dois municípios mais populosos e com coberturas muito baixas, com 22,27% e 16%, respectivamente.
“A vacina da poliomielite é fundamental e obrigatória no calendário da criança, ofertar a vacina durante o processo de varredura nesses dois municípios significa levar a vacina a quem não está indo até a Unidade Básica de Saúde. Temos que avançar com essa proteção para as crianças menores de cinco anos, principalmente depois das suspeitas de casos de pólio que surgiram em estados vizinhos”, explica a coordenadora da Unidade de Imunobiológicos do Amapá, Angélica Oliveira.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira de forma itinerante pela metodologia de varredura vacinal. Até o momento, a campanha já aplicou 68.767 doses entre vacinas contra a Covid-19, sarampo e influenza. Para esta nova etapa da vacinação, com o imunizante contra a Pólio, são detectadas as carteiras de vacinação de crianças com atraso para atualização.
Até o momento, apenas o municípios de Amapá já atingiu e superou a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, tendo o percentual de 105,82% de cobertura da poliomielite para o público atendido.